×

Belote

O jogo de sinuca brasileira da Megajogos é uma simulação tridimensional de uma das modalidades de bilhar mais difundidas no Brasil. É um jogo para dois jogadores.

  • Jogadores - 2
  • Mesa - Mesa oficial de 6 caçapas
  • Bolas - Uma bola branca ("tacadeira"), 7 bolas sólidas
  • Objetivo - Ganhar o jogo por número de pontos.

The Game

Controles do Jogo

Segue uma lista de todos os controles do jogo:

  • Ctrl - Segure para dar uma tacada
  • Shift - Segure para mover o mouse mais lentamente
  • Botão esquerdo do mouse - Na hora de dar a tacada, segure para escolher o ponto da bola onde o taco irá atingir. Na hora de posicionar a bola, segure para arrastá-la.
  • Botão direito do mouse - Ajusta o ângulo do taco com a mesa
  • Roda do mouse - Ajusta o ângulo da câmera livre
  • Botão do meio do mouse - Ajusta o ângulo da câmera livre
  • F1 - Ativa ou desativa a ajuda
  • F2 - Mostra a sala
  • F3 - Muda o tamanho do chat
  • F5 - Troca para a câmera livre (padrão)
  • F6 - Troca para a câmera superior (vista de cima da mesa)
  • F7 - Troca para as câmeras dos cantos da mesa. Pressione repetidamente para circular entre os diferentes cantos
  • Esc - Abre o menu do jogo

Entenda o que é a bola da vez

As bolas são numeradas na seguinte ordem:

  • Bola número 1: vermelha
  • Bola número 2: amarela
  • Bola número 3: verde
  • Bola número 4: marrom
  • Bola número 5: azul
  • Bola número 6: rosa
  • Bola número 7: preta

A bola da vez é a menor bola que está na mesa.

Exemplos:

Ex1: Na abertura a bola da vez é a bola 1

Ex2: Na mesa estão as seguintes bolas: marrom, azul, rosa, preta.A bola da vez será a menor bola que está na mesa, ou seja,a bola da vez é a bola marrom.

Como funciona a pontuação

Você pontua no jogo encaçapando alguma bola. A pontuação vai depender da bola que você acertar (veja abaixo o valor das bolas):

  • Bola vermelha: 1 ponto
  • Bola amarela: 2 pontos
  • Bola verde: 3 pontos
  • Bola marrom: 4 pontos
  • Bola azul: 5 pontos
  • Bola rosa: 6 pontos
  • Bola preta: 7 pontos

A não ser na abertura, a qualquer momento você pode mirar na bola que quiser e conseguir o ponto respectivo da bola. Na abertura você obrigatoriamente terá que acertar a bola vermelha.

Observações:

  • Encaçapando a numerada em inicio de tacada deverá continuar a tacada na bola da vez.
    • Convertida a da vez poderá jogar, obrigatoriamente no ataque, uma bola numerada livre (sem "castigo"), que quando encaçapada dará o direito opcional de jogar em outra numerada, também obrigatoriamente no ataque e sujeita a "castigo" de 7 pontos, se não convertida.
    • Encaçapando-a(s) terá que novamente jogar a bola da vez, e assim sucessivamente, até o final da partida.
  • Se você encaçapar a bola da vez ela permanecerá na caçapa.
  • Se voce encaçapar uma bola que não for a da vez, ela voltará para uma posição pré-determinada (a mesma que ela aparece na abertura).
  • Encaçapada a bola da vez e jogada em seguida a de valor imediatamente superior, esta será considerada com numerada se encaçapada, ou como da vez se não convertida ou jogada em defesa.

Faltas

Ao cometer uma falta, você passa a vez para o outro jogador, e e esse tem o direito de re-posicionar a bola branca no semi-circulo de reposicionamento.

Os seguintes itens são considerados falta no jogo Sinuca Brasileira:

  • Acertar uma bola que não seja a vermelha na abertura, penalidade: 7 pontos
  • Jogar uma bola para fora da mesa, penalidade: 7 pontos
  • Encaçapar a bola branca, penalidade: 7 pontos
  • Acertar uma bola e encaçapar outra, penalidade perde os pontos da bola que foi acertada primeiro
  • Se a bola da vez não foi encaçapada na última jogada, "E" a bola que você acertou na jogada corrente não for a bola da vez, "E" você não encaçapar esta bola, você perde os pontos da bola mirada

Término da partida

A partida termina com a vitória de um jogador se ele encaçapou todas as bolas ou se há a diferença de pontos conforme abaixo:

  • Há a diferença de 46 pontos entre os oponentes e restam 3 bolas a serem encaçapadas
  • Há a diferença de 27 pontos entre os oponentes e restam 2 bolas a serem encaçapadas
  • Há a diferença de 7 pontos entre os oponentes e resta 1 bola a ser encaçapada

Dando uma tacada

Para dar uma tacada:

  • Mire o taco na direção desejada.
  • Segure a tecla Ctrl do seu teclado. A partir deste momento, o movimento horizontal fica mais lento, e você pode mover o taco para frente e para trás.
  • Ainda segurando Ctrl, puxe o mouse para trás (na sua direção) para afastar o taco da bola, e depois mova-o para frente até ele atingir a bola. Após isso, você pode soltar o Ctrl.
  • A força da tacada será proporcional à velocidade com o qual você move o taco em direção à bola, e não a distância que você moveu o taco anteriormente.

Hints:

  • É possível ajustar o ângulo do taco para dar a tacada, segurando-se o botão direito do mouse e movendo-o para frente ou para trás. Uma tacada com ângulo baixo (isso é, perto da mesa) é mais precisa,enquanto que uma tacada com ângulo alto (com o taco levantado) pode fazer a bola pular.
  • Segurando-se o botão esquerdo do mouse, você pode ajustar o ponto onde o taco irá atingir a bola branca. Isso é importante para fazer um número de diferentes efeitos. Mas cuidado! Uma tacada muito perto da borda da bola branca fará com que o taco escorregue.

Controles de câmera

O jogo possui 4 modos de câmera, das quais 3 são controladas pelo jogador.

  • A câmera padrão se chama "câmera livre", e pode girar livremente em torno da bola branca. Nesta câmera, movimente o mouse para os lados para se mover em torno da bola, mova-o para perto e para longe para se aproximar e afastar da bola, e segure o botão do meio do mouse (ou gire a roda do mouse) para alterar a inclinação. Esta câmera pode ser acessada pela tecla F5.
  • A câmera superior mostra o jogo do ponto de vista de cima da mesa. Ela é útil para se obter uma visão geral do jogo e planejar a estratégia, mas é imprecisa para tacadas. Ela pode ser acessada pela tecla F6.
  • A câmera dos cantos da mesa mostra o jogo a partir de um dos quatro cantos. Ela é interessante para se acompanhar jogadas perto das caçapas. Pode ser acessada a partir da tecla F7.
  • A câmera das caçapas é ativada automaticamente quando uma bola é encaçapada, e mostra a caçapa onde ela caiu. Pode-se movimentar a visão dentro de uma área restrita quando nesta câmera.

Learn how to play other Billiards Games

Amplify your knowledge at Other Games reading the rules and watching videos from similar games to Billiards 7 ball .

8 Ball Billiards 2D Online
23

8 Ball Billiards 2D

Pool Online
0

Pool

Buraco Online
3186

Buraco